30.10.08

big science


"Big Science" Álbum de Laurie Anderson

Houve um tempo em que me deixei fascinar pela metrópole. Esse tempo em que coincidente crescia, nem só de imagens e estórias sobre Nova Iorque o meu imaginário era povoado, mas também de sons. 

O meu pai trouxe dessa cidade slides e um vinil da Laurie Anderson chamado Big Science que continha uma música com o mesmo nome. Na minha cabeça, a conjugação dos arranha céus com a urbe em efervescência, com os uivos dos lobos não podia fazer mais sentido e sugeriu a minha mitologia da metrópole, que diga-se ainda hoje me acompanha e cada vez mais.

As cidades de ouro, povoadas de lobos a uivar que coabitam o cimento, o aço e o vidro, o órgão técnorgânico a ressoar, enquanto se desdobra cada esquina, e cada rua. O admirável mundo novo, todo de ouro, como o grande tesouro da humanidade. Aqueles lobos, ainda lhes sinto o respirar calmo. As longas filas de carros, os grandes sinais e cartazes, a grande utopia. As cidades douradas e os lobos povoados pelo som frio e quente de um órgão técnorgânico. A grande ciência, o rigor e a exactidão como aspiração, ao mesmo tempo a solidão.

http://www.laurieanderson.com/microsites/Big-Science/index.html

Sem comentários: